Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivos refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem
da leitura em língua portuguesa para crianças surdas, traçar um percurso histórico e filosófico
sobre a educação dos surdos, pensando o lugar da leitura em língua portuguesa para esse
público e, por fim, descrever e examinar o posicionamento de professores dos anos iniciais do
ensino fundamental frente ao trabalho com a leitura em língua portuguesa para crianças
surdas. A pesquisa foi dividida em dois momentos: documental e estudo de caso. No primeiro
momento, viu-se que conhecer a história da educação do surdo é importante, pois permite ao
professor adequar sua prática e desenvolver metodologias que possam atender às necessidades
dos surdos. No segundo momento, teve-se como informantes sete professoras dos anos
iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima.
Utilizou-se um questionário com seis questões abertas e, após o exame das respostas das
professoras, viu-se que o ensino de leitura para pessoas surdas passa pelas mesmas etapas que
para pessoas ouvintes, mas o surdo só consegue evoluir nessa aprendizagem quando já está
alfabetizado na língua de sinais. A dificuldade maior enfrentada pelas professoras é a falta de
materiais visuais. Por fim, chegou-se à conclusão de que os professores que trabalham com
alunos surdos precisam, além de dominar a língua de sinais e fazer uso dela em sala de aula,
conhecer as especificidades dos surdos e desenvolver metodologias de trabalho com leitura
em língua portuguesa na perspectiva de ensino de segunda língua.
Descrição:
REIS, I. F. dos. A prática de leitura com crianças surdas: da reflexão teórica ao discurso docente. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.