UEPB - Repositório Digital

Atendimento pedagógico a aluno com síndrome de Down: estudo de caso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE em Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Luciana Lima de
dc.date.accessioned 2017-08-25T14:18:28Z
dc.date.available 2017-08-25T14:18:28Z
dc.date.issued 2015-12-01
dc.identifier.other CDD 371.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14116
dc.description ALBUQUERQUE, L. L. de. Atendimento pedagógico a aluno com síndrome de Down: estudo de caso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE em Campina Grande - PB. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo do presente trabalho foi analisar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por um jovem com Síndrome de Down, matriculado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba. Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da pessoa com Deficiência, dentre eles podemos elencar a família, a escola e a sociedade. O aluno com Síndrome de Down apresenta um déficit intelectual, necessitando assim de um Atendimento Educacional Especializado. Dessa forma, os educadores devem desenvolver procedimentos pedagógicos que possam responder satisfatoriamente às necessidades educacionais especiais desses alunos. Na nossa pesquisa, de cunho qualitativo, utilizamos como instrumento metodológico a observação participante. As observações foram realizadas de março a junho de 2015, totalizando doze atendimentos pedagógicos. Utilizamos no atendimento o Alfabeto Móvel e trabalhamos a música intitulada Peixe Vivo, cujo autor é Milton Nascimento. Durante a intervenção, percebemos que o aluno demonstrou progresso na aprendizagem do alfabeto, conseguindo diante de suas limitações ler e identificar as vogais e as consoantes. Concluímos, portanto, que procedimentos pedagógicos como os que realizamos contribuem para o desenvolvimento cognitivo do aluno com Síndrome de Down. Constatamos também que é imprescindível que o professor esteja preparado para realizar ações pedagógicas desse tipo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Atendimento pedagógico a aluno com síndrome de Down: estudo de caso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta