Resumo:
O objetivo do presente trabalho foi analisar as dificuldades de aprendizagem
apresentadas por um jovem com Síndrome de Down, matriculado na Associação de
Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba. Existem
vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da
pessoa com Deficiência, dentre eles podemos elencar a família, a escola e a
sociedade. O aluno com Síndrome de Down apresenta um déficit intelectual,
necessitando assim de um Atendimento Educacional Especializado. Dessa forma, os
educadores devem desenvolver procedimentos pedagógicos que possam responder
satisfatoriamente às necessidades educacionais especiais desses alunos. Na nossa
pesquisa, de cunho qualitativo, utilizamos como instrumento metodológico a
observação participante. As observações foram realizadas de março a junho de
2015, totalizando doze atendimentos pedagógicos. Utilizamos no atendimento o
Alfabeto Móvel e trabalhamos a música intitulada Peixe Vivo, cujo autor é Milton
Nascimento. Durante a intervenção, percebemos que o aluno demonstrou progresso
na aprendizagem do alfabeto, conseguindo diante de suas limitações ler e identificar
as vogais e as consoantes. Concluímos, portanto, que procedimentos pedagógicos
como os que realizamos contribuem para o desenvolvimento cognitivo do aluno com
Síndrome de Down. Constatamos também que é imprescindível que o professor
esteja preparado para realizar ações pedagógicas desse tipo.
Descrição:
ALBUQUERQUE, L. L. de. Atendimento pedagógico a aluno com síndrome de Down: estudo de caso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE em Campina Grande - PB. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.