Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo refletir e compreender a necessidade da prática do
professor acerca da sexualidade na educação infantil e fundamental, sua evolução, e a
relevância do desenvolvimento do gênero na prática pedagógica. Desta maneira, os
educadores devem entender que gênero e sexualidade são temáticas de grande importância,
embora conceitualmente distintas, haja vista serem categorias articuladas e inter-relacionadas.
Entretanto, existem determinados fatores que podem contribuir para a quebra de tabus que
ainda perduram a respeito destas temáticas, dentre eles os aspectos legais da educação sexual
e as relações de gênero e sexualidade na educação. No alcance desse objetivo, utilizamos a
pesquisa qualitativa, numa abordagem bibliográfica, tendo como referenciais os autores Louro
(2007), Bicklen (1994) e Silva (2002), dentre outros. Por fim, consideramos as práticas
pedagógicas fundamentais no sentido de contribuir no processo de formação, enquanto
sujeitos críticos, justos e solidários, capazes de construir com as crianças e adolescentes, e em
parceria com a comunidade escolar, caminhos, indubitavelmente, possíveis para ajudar na luta
contra o preconceito de gênero bem como, da sexualidade no âmbito escolar.
Descrição:
GOMES, E. de S. Gênero, sexualidade e educação: uma tessitura possível. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.