Resumo:
A educação de Jovens e Adultos e os professores que ministram aulas nesta modalidade de
ensino passam por diversas dificuldades como: o cansaço, a falta de estímulo da família e
quando chegam à escola se deparam com uma infraestrutura física e didático-pedagógica
insuficiente. Os professores não possuem especialização ou outro tipo de formação na
graduação, nesta área de ensino, nem material didático e pedagógico para auxiliá-los nas
aulas, utilizando na maioria das vezes apenas a voz e o giz. Diante desta situação emergente
da EJA, nossa pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas e as atitudes
didático-pedagógicas assumidas pelos professores para melhorar o ensino e estimular seus
alunos a participarem das aulas, mesmo diante de tantos problemas. Adotamos a metodologia
qualitativa e devido à escolha do objeto a ser estudado partimos para a aplicação de um
questionário com professores desta modalidade de ensino. Buscamos apoio teórico nos
estudos de Costa (2013), Freire (2014), Gadotti e Romão (2011), Guerra (2013), Kleiman
(2001), Libâneo (1998), Silva e Moura (2013), entre outros. Concluímos que os professores
estão sempre buscando atividades pedagógicas eficientes para dinamizar a educação de
Jovens e Adultos, procurando incentivar os alunos a permanecerem em sala de aula, mesmo
diante de todas as dificuldades enfrentadas por eles. Ainda percebemos a importância social
do ensino realizado na EJA, por uma educação transformadora, capaz de capacitar e colocar
no mercado de trabalho cidadãos críticos.
Descrição:
LULA, J. F. de M. Desafios e dificuldades do ensino na EJA. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.