Resumo:
O discurso midiático, alicerçado na instância da memória coletiva, permite entrever a
circulação de imagens socialmente legitimadas que evidenciam valores culturais e
fornecem um arquivo de práticas linguístico discursivas. Esse cenário configura, para o
presente estudo, um construto profícuo que tece reflexões acerca dos processos de
subjetivação na mídia, em articulação com a (re)produção de identidades. Nesse
cenário, nossa pesquisa se debruça sobre a identidade do corno na contemporaneidade a
partir dos aspectos linguísticos e discursivos presentes nas notícias de jornais veiculados
na internet. Para tanto, pretendemos verificar a construção da identidade cômicoviolenta
do corno na mídia, buscamos refletir acerca do papel da mídia na construção do
imaginário social em consonância com a constituição dos sujeitos discursivos. Nessa
perspectiva, nosso objetivo geral é analisar os aspectos linguístico discursivos, presentes
nas notícias de jornais veiculados na internet, que reverberam na construção de
identidades do corno na contemporaneidade. Sobre os objetivos específicos,
pretendemos verificar o papel da mídia na espetacularização dos efeitos de sentido,
como mecanismo (co)produtor e (re)produtor de identidades, bem como refletir acerca
da construção midiática cômica do homem corno, em articulação com os mecanismos
da memória discursiva (MD), dos estudos culturais, de gênero e do humor, como
aspectos que institucionalizam práticas concretas de violência. Partindo de tais
pressupostos, mobilizamos saberes que discutem a configuração cômica do corno como
mecanismo de ridicularização e controle social que incita a reiteração da virilidade por
intermédio da violência. O presente estudo está pautado na perspectiva qualitativa de
incursão metodológica a partir das contribuições de Gregolin (2003a; 2003b; 2007),
Orlandi (2005; 2007a; 2007b; 2013), Debord (1997), Bergson (1983), Propp (1992),
Hall (2006a; 2006b), dentre outros. Diante do exposto, articulamos os conhecimentos da
Análise do Discurso de linha francesa, dos Estudos Culturais, de Gênero e do Cômico,
que evidenciaram a atuação dos mecanismos midiáticos como instrumentos
(des)construtores e (re)produtores da identidade do corno.
Descrição:
BEZERRA, H. L. L. Mídia e memória discursiva: o arquétipo cômico do corno como prática de subjetivação da identidade violenta. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.