Resumo:
Neste trabalho, discutimos os resultados obtidos em nossa pesquisa de campo realizada em
uma escola da rede particular de Ensino, situada no município de Campina Grande – PB. A
partir de uma proposta de intervenção no ensino de literatura, o presente estudo tem como
finalidade repensar a prática escolar no tocante à aplicabilidade da Lei 10.639/03, que torna
obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino
Fundamental e Médio. Partindo das dificuldades e limitações da efetivação desta norma,
discorremos acerca da ausência e necessidade deste ensino nas séries iniciais, a saber, o 4°
ano do Ensino Fundamental I. Dentre os objetivos traçados, buscamos a valorização da leitura
literária e a formação do leitor, a partir da obra As tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf
(2004), em cuja análise ressaltamos a representação da cultura e identidade negras.
Metodologicamente, nosso trabalho constituiu uma pesquisa-ação, desenvolvida nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, sob uma perspectiva intercultural (SILVA, 2012;
WOODWARD, 2012), em que se analisou, através da leitura dramatizada, de relatos escritos
e orais (roda de debates), a compreensão dos envolvidos quanto aos temas debatidos e a
importância em disseminar a cultura africana rumo à “afrobetização” do ensino. A pesquisa
está embasada nos Documentos Oficiais da Educação e nos fundamentos teóricos quanto ao
letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009; COSSON, 2012). A efetividade da Lei
10.639/03 não é somente um desafio para as escolas, mas um compromisso necessário em
nível de políticas institucionais. Os resultados das ações desenvolvidas apontam caminhos
para se trabalhar a literatura em sala de aula formando leitores, ao mesmo tempo em que é
problematizado o racismo, educando os alunos para a compreensão da diferença e para a
cidadania.
Descrição:
VIEIRA, A. P. Cultura africana na sala de aula: lendo As tranças de Bintou com jovens leitores. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.