Resumo:
Este artigo analisa o uso do computador como ferramenta para a aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental I. Diante da situação atual em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão em toda parte, o uso delas se torna inevitável, mudando o rumo de todos os ambientes dentro da sociedade, destacando o papel da escola e do professor, tornando-os estimuladores, para que as crianças se apropriem tanto das ferramentas computacionais, como possam reforçar o conteúdo dado em sala de aula de maneira prazerosa. Trazemos, neste artigo, um relato de prática no laboratório de informática, com alunos do 5º ano manhã e tarde, em uma escola privada em Campina Grande. Para tal, acostamo-nos às contribuições teóricas de autores como Kenski (2003; 2007), Moran (2003) e Soares (2002). Concluímos que o computador é uma ferramenta de grande utilidade para a aprendizagem das crianças e mostra que cada vez mais possibilidades surgem com relação a essa tecnologia.
Descrição:
GUERRA, R. L. da S. O exercício da docência na sala de informática: ponto e contraponto, o que diz a voz do professor?. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.