Resumo:
O presente estudo tem por objetivo discutir como a participação ativa da família na educação da criança com necessidades educacionais especiais contribui de forma significativa para o desenvolvimento do educando. A pesquisa de tipo qualitativa, voltada a estudo de caso foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Campina Grande-PB. Para isso foi desenvolvido um estudo inicial sobre a trajetória histórica da Educação Especial, mostrando seus principais marcos históricos, lutas e conquistas do deficiente, dando ênfase posteriormente ao trabalho que é desenvolvido na APAE, em prol da melhoria da qualidade de vida. A participação da família junto ao trabalho da APAE gera efeito bastante significativo no desenvolvimento, aprendizagem e socialização do deficiente. Foi a partir desse pressuposto que foram realizados estudos bibliográficos acerca do tema, servindo como suporte teórico necessário para o levantamento de dados através de questionário destinado aos professores da APAE, com indagações a respeito de como procede à parceria família/escola, qual a visão do professor partindo do ponto de vista pedagógico, da importância que a família tem no apoio a educação do deficiente. Vemos que a família é o meio de maior suporte emocional, educativo, e de inserção da criança com necessidades educacionais especiais, agente principal responsável pelo desenvolvimento da mesma.
Descrição:
GUEDES SOBRINHO, S. A prática pedagógica do professor nas salas de educação especial (APAE): os efeitos da participação ativa da família na educação. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.