Resumo:
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a relação entre a identidade de gênero e os
modelos de feminilidade e masculinidade, em peças publicitárias de brinquedos infantis,
através da abordagem dos Estudos Culturais. O objetivo do nosso trabalho é analisar as
relações de gênero presentes nas propagandas de brinquedos destinadas ao público infantil.
Este estudo segue o campo teórico e metodológico dos Estudos Culturais, que apresentam
discussões e reflexões sobre a diversidade de cada cultura, sua multiplicidade e complexidade.
São, também, estudos orientados pela hipótese de que entre as diferentes culturas existem
relações de poder e dominação que devem ser questionadas. As estratégias de coleta,
organização e sistematização dos dados, para a realização desta pesquisa, se deram através da
abordagem dos Estudos Culturais, sendo também de cunho qualitativo, aliadas a uma pesquisa
bibliográfica. O referencial teórico tem por base as matrizes teóricas dos Estudos Culturais
(EC), segundo Costa (2003); a identidade de gênero na perspectiva das autoras: Scott (1990),
Haraway (2004) e Louro (2007); consumo infantil, mídia e publicidade por Bauman (2008) e
Sabat (1999); modelos de feminilidade e masculinidade, segundo Paechter (2009). Conclui-se
que o objeto de estudo em questão, as peças publicitárias de brinquedos destinadas ao público
infantil, ainda exerce um forte poder de persuasão nos modelos de feminilidade e
masculinidade, porém, avança para romper o preconceito. Nesse sentido, procuramos analisar
a expressão da ideologia de algumas propagandas publicitárias vinculadas aos brinquedos
infantis, levando em consideração os determinantes materiais e ideológicos do patriarcado na
sua definição, o que contribui para a cristalização dos significados dominantes sobre o gênero
(feminino e masculino).
Descrição:
Quirino, S.R.M.F. Estudos culturais e educação: uma análise sobre propagandas publicitárias. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.