Resumo:
O uso das drogas e da violência tem crescido de forma alarmante nas últimas décadas. O
aumento da vulnerabilidade social tem viabilizado o acesso às drogas e o “poder” ligado a
violência, tem atingido crianças e adolescentes, inclusive, dentro das escolas. O Programa
Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, foco deste estudo, é uma
política pública que busca atender os anseios da população quanto ao envolvimento com as
drogas e com a violência no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo analisar a
efetividade do PROERD nas escolas públicas do município de Campina Grande-PB. Para
tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com abordagem
quantitativa, conduzida sob forma de estudo de casos múltiplos, que possibilita conclusões
analíticas mais contundentes. Os resultados indicam que houve mudanças positivas no
comportamento dos respondentes quanto ao uso das drogas e da violência após participarem
do programa nas duas escolas pesquisadas. Conclui-se, portanto, que o PROERD foi efetivo,
ao cumprir seu objetivo de elevar o nível de conscientização de alunos quanto ao
envolvimento com drogas e violência no ambiente escolar.
Descrição:
NOGUEIRA, K. R. Efetividade do PROERD: o caso das escolas públicas do município de Campina Grande-PB. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]