UEPB - Repositório Digital

Stress infantil e os reflexos no processo de alfabetização

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Aline de Souza
dc.date.accessioned 2017-09-19T17:01:01Z
dc.date.available 2017-09-19T17:01:01Z
dc.date.issued 2016-04-19
dc.identifier.other 370.152 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14583
dc.description Bezerra, A. S. Stress infantil e os reflexos no processo de alfabetização. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como tema a relação entre stress infantil e os reflexos no processo de alfabetização. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, em que se buscou identificar aspectos do stress que interferem no processo de ensino aprendizagem, possíveis causas e consequências. O referencial teórico foi fundamentado tendo como base os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Vygotsky, Henri Wallon. Os recursos utilizados para a coleta de dados foram: observação do comportamento da professora e dos alunos em sala de aula, questionário com a professora e com os alunos (do primeiro ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da Cidade de Campina Grande). Através da análise dos dados pudemos observar de que forma os alunos veem o processo de alfabetização, seus anseios e temores, como suas expectativas podem provocar stress e interferem no processo de aprendizagem, se o aluno está preparado para lidar com a nova realidade, como é a relação entre professoraluno. Sabe-se que as emoções têm forte influência no processo de ensino e independente dos problemas que a criança possa enfrentar, o seu responsável na escola ou em casa deve se preocupar com o seu bem estar. Ao término da análise contatou-se que os desafios enfrentados abordam não somente os alunos, mas também o professor. A falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos é um grande transtorno, a falta de disciplina de alguns alunos em sala de aula faz com que o processo de aprendizagem aconteça de maneira mais lenta. Contudo, a professora entrevistada consegue vencer os obstáculos existentes e tornar o processo de alfabetização prazeroso. A educadora busca agir em conjunto com a comunidade escolar e pais buscando sempre rever ações que proporcionem aos seus alunos uma educação de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Stress infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title Stress infantil e os reflexos no processo de alfabetização pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta