Resumo:
O presente trabalho tem como tema a relação entre stress infantil e os reflexos no processo de
alfabetização. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, em que se buscou identificar
aspectos do stress que interferem no processo de ensino aprendizagem, possíveis causas e
consequências. O referencial teórico foi fundamentado tendo como base os pressupostos
teóricos de Jean Piaget, Vygotsky, Henri Wallon. Os recursos utilizados para a coleta de
dados foram: observação do comportamento da professora e dos alunos em sala de aula,
questionário com a professora e com os alunos (do primeiro ano de uma Escola Municipal de
Ensino Fundamental da Cidade de Campina Grande). Através da análise dos dados pudemos
observar de que forma os alunos veem o processo de alfabetização, seus anseios e temores,
como suas expectativas podem provocar stress e interferem no processo de aprendizagem, se
o aluno está preparado para lidar com a nova realidade, como é a relação entre professoraluno. Sabe-se que as emoções têm forte influência no processo de ensino e independente dos
problemas que a criança possa enfrentar, o seu responsável na escola ou em casa deve se
preocupar com o seu bem estar. Ao término da análise contatou-se que os desafios
enfrentados abordam não somente os alunos, mas também o professor. A falta de participação
dos pais na vida escolar dos filhos é um grande transtorno, a falta de disciplina de alguns
alunos em sala de aula faz com que o processo de aprendizagem aconteça de maneira mais
lenta. Contudo, a professora entrevistada consegue vencer os obstáculos existentes e tornar o
processo de alfabetização prazeroso. A educadora busca agir em conjunto com a comunidade
escolar e pais buscando sempre rever ações que proporcionem aos seus alunos uma educação
de qualidade.
Descrição:
Bezerra, A. S. Stress infantil e os reflexos no processo de alfabetização. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.