UEPB - Repositório Digital

Envelhecer não é o fim: representações dos idosos em anúncios televisivos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Elias, Leidiana Bem
dc.date.accessioned 2017-11-09T16:23:31Z
dc.date.available 2017-11-09T16:23:31Z
dc.date.issued 2016-10-18
dc.identifier.other CDD 659.143
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14943
dc.description ELIAS, L. B. Envelhecer não é o fim: representações dos idosos em anúncios televisivos. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetivou conhecer e analisar a relação das publicidades televisivas com os personagens da denominada Terceira idade. Com esse propósito, apresenta uma revisão de literatura sobre a interface entre publicidade e comunicação, discutindo o processo de envelhecimento na sociedade contemporânea. Foram selecionados para observação três anúncios: dois referentes a suplementos vitamínicos, Natufibras e Calcitran B12, e um da cerveja Skol (“Asilo Redondo”), protagonizados por atores idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (DEMO, 1998) e bibliográfica que adotou a técnica da entrevista em profundidade (DUARTE, 2005) para construir um diálogo com idosos do sexo feminino e masculino. Os resultados apontam que o envelhecimento no Brasil ainda é visto com preconceito social e a publicidade televisiva não contribui para minimizar os estereótipos, uma vez que os entrevistados não se sentem representados nos anúncios, demonstrando insatisfação ao classificar somente pontos negativos nas publicidades televisivas analisadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Robéria Nádia de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Publicidade televisiva pt_BR
dc.subject Representações sociais pt_BR
dc.subject Anúncio pt_BR
dc.subject Idosos pt_BR
dc.subject Terceira idade pt_BR
dc.title Envelhecer não é o fim: representações dos idosos em anúncios televisivos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta