Resumo:
Nos dias atuais, a imagem feminina está cada vez mais presente na mídia, sendo
representada para fins puramente consumistas. A mídia não é só um meio de
entretenimento, mas também uma instituição constituída por inúmeras ideologias.
Vale salientar que essa representatividade feminina surge também como voz que
fala e expõe seus sentimentos e que, por tempos, manteve-se em silêncio. Partindo
do postulado que a mulher sempre foi vítima de preconceito e da passividade de
raciocínio do pensamento moralista vigente na sociedade, e que muitas conquistas
femininas foram almejadas e poucas alcançadas, este trabalho visa mostrar como
uma empresa brasileira de lingerie retrata a imagem feminina em suas campanhas
publicitárias. Metodologicamente, foi feita uma análise de propagandas de lingeries
da marca Duloren, objetivando destacar a representatividade feminina nas imagens,
em comparação às mulheres da sociedade atual, bem como aos seus atos e
ímpetos. A pesquisa toma como base os pressupostos teóricos dos estudos
semântico-discursivos concernentes aos exames da linguagem e dos discursos,
advindos de ideologias fundantes, de identidades de sujeito e da criatividade
presente na mídia publicitária dessa marca, a qual rearranja a sua linguagem em
prol de causar, no público consumidor, efeitos de sentidos que endossem a venda
de seus produtos. A análise realizada permitiu identificar que a Duloren,
representada pelo plano semântico constitutivo do corpus selecionado para essa
pesquisa, apresenta na mídia publicitária brasileira a imagem feminina de forma
diferenciada. Embora alguns a avaliem como forma vulgarizada de expressão
feminina, suas campanhas buscam retratar temas polêmicos que afetam a
sociedade, desde os tempos remotos aos dias atuais. Ela define a beleza feminina
exposta como meio atrativo para a comercialização de suas peças, correlacionada à
problematização intencional de questões sociais que preocupam a mulher
contemporânea.
Descrição:
VITORINO, D. F. Identidade feminina em anúncios publicitários da Duloren. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.