Resumo:
O presente trabalho, apresentado ao programa de pós-graduação em Ensino de Geografia foi
construído por meio das oficinas desenvolvidas mediante a Especialização em Ensino de
Geografia. A presente pesquisa foi realizada no Instituto de Proteção aos Cegos de Campina
Grande-PB, com objetivo de compreender as dinamicidades da Educação Geográfica por meio
do trabalho com deficientes visuais, colaborando assim na construção de materiais didáticos que
auxiliem na construção de conhecimentos de forma crítica e reflexiva, aplicando estes
conhecimentos nas escolas públicas, nas quais os alunos estudam. A pesquisa é de abordagem
qualitativa e seu delineamento está fundamentado em uma abordagem correspondente a uma
pesquisa ação. A coleta dos dados foi realizada em três etapas: 1ª) Observação para sondagem e
conhecimento do local da pesquisa, bem como do público-alvo; 2ª) Construção dos materiais
didáticos em alto relevo, tais como: rosa-dos-ventos, alfabeto móvel geográfico, sistema solar
em alto relevo, Crosta terrestre, e as maquetes dos tipos de relevo, mapas temáticos e globo
terrestre; 3ª) Intervenção colaborativa junto aos alunos com deficiência visual, que consistiu na
participação direta da pesquisadora em sala de aula para orientar os professores e alunos em
relação à utilização dos recursos elaborados. As experiências e reflexões proporcionados por
essa pesquisa contribuíram no processo de construção de criticidade dos alunos, assim como a
participação dos mesmos nas aulas de Geografia, resultando na construção de novos recursos
didáticos, colaborando assim no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
FREITAS, V. da. S. Educação geográfica, construções de materiais didáticos táteis e o ensino de cartografia: uma proposta de intervenção para alunos com deficiência visual. 2017. 58f. Monografia (Especialização em ensino de geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.