UEPB - Repositório Digital

Educação geográfica, construções de materiais didáticos táteis e o ensino de cartografia: uma proposta de intervenção para alunos com deficiência visual

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freitas, Vanessa da Silva
dc.date.accessioned 2018-02-05T12:23:02Z
dc.date.available 2018-02-05T12:23:02Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.other 371.91
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15128
dc.description FREITAS, V. da. S. Educação geográfica, construções de materiais didáticos táteis e o ensino de cartografia: uma proposta de intervenção para alunos com deficiência visual. 2017. 58f. Monografia (Especialização em ensino de geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, apresentado ao programa de pós-graduação em Ensino de Geografia foi construído por meio das oficinas desenvolvidas mediante a Especialização em Ensino de Geografia. A presente pesquisa foi realizada no Instituto de Proteção aos Cegos de Campina Grande-PB, com objetivo de compreender as dinamicidades da Educação Geográfica por meio do trabalho com deficientes visuais, colaborando assim na construção de materiais didáticos que auxiliem na construção de conhecimentos de forma crítica e reflexiva, aplicando estes conhecimentos nas escolas públicas, nas quais os alunos estudam. A pesquisa é de abordagem qualitativa e seu delineamento está fundamentado em uma abordagem correspondente a uma pesquisa ação. A coleta dos dados foi realizada em três etapas: 1ª) Observação para sondagem e conhecimento do local da pesquisa, bem como do público-alvo; 2ª) Construção dos materiais didáticos em alto relevo, tais como: rosa-dos-ventos, alfabeto móvel geográfico, sistema solar em alto relevo, Crosta terrestre, e as maquetes dos tipos de relevo, mapas temáticos e globo terrestre; 3ª) Intervenção colaborativa junto aos alunos com deficiência visual, que consistiu na participação direta da pesquisadora em sala de aula para orientar os professores e alunos em relação à utilização dos recursos elaborados. As experiências e reflexões proporcionados por essa pesquisa contribuíram no processo de construção de criticidade dos alunos, assim como a participação dos mesmos nas aulas de Geografia, resultando na construção de novos recursos didáticos, colaborando assim no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Educação especial/inclusiva pt_BR
dc.subject Cartografia tátil pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title Educação geográfica, construções de materiais didáticos táteis e o ensino de cartografia: uma proposta de intervenção para alunos com deficiência visual pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta