Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como as atividades voltadas à abordagem do
tópico gramatical sujeito e predicado estão sendo desenvolvidas nos anos finais do ensino
fundamental (6º a 9º ano) nos volumes da coleção didática Português: Linguagens, dos
autores William Cereja e Thereza Cochar (2015). Verificamos se o tratamento que é dado a
esse conteúdo está em consonância com um ensino reflexivo de gramática, cuja metodologia
se volta para o USO-REFLEXÃO-USO, como difundem os documentos oficiais (PCN, Guia
PNLD/2017). Para atingir esse objetivo realizamos uma investigação de natureza documental,
de base exploratória, e bibliográfica. Na pesquisa bibliográfica, buscamos, inicialmente,
refletir sobre os tipos de gramática subjacentes à concepção de língua/linguagem e suas
implicações pedagógicas para as ações escolares. Prosseguindo, defendemos o ensino de uma
gramática contextualizada, o que implica considerar as situações reais de uso da língua e suas
influências na organização do material linguístico. Completamos a discussão teórica
dedicando uma atenção especial sobre a importância que as práticas de análise linguística
ocupam como eixo complementar para o desenvolvimento da competência linguística dos
alunos, nos atos de ler e produzir textos orais e escritos; e, por fim, sobre as perspectivas e
desafios nos quais se insere o livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental no
contexto atual. Na discussão de dados, descrevemos um panorama da estrutura composicional
de duas unidades dos volumes selecionados (segunda unidade do 7º ano e primeira, do 8º
ano), e do manual do professor, refletindo sobre o modo de apresentação dos conhecimentos
gramaticais, e tecendo, em seguida, uma análise crítica sobre a adequação ou não da sintaxe
do sujeito e predicado às atividades epilinguísticas que pudessem suscitar reflexões para
professores e alunos sobre a função que as estruturas sintáticas podem exercer nas construções
de sentidos do texto. Para construir uma relação amigável entre a teoria e a análise do corpus,
fundamentamos este trabalho nos estudos de Geraldi (1997 e 2011[1984]), Possenti (1996);
Travaglia (2003 e 2009), Bezerra & Reinaldo (2013), Rojo (2003), Antunes (2010), Neves
(2002), nos apoiamos também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997 e 1998),
Guia Nacional do Livro Didático (PNLD/2017 - Língua Portuguesa), et al.
Descrição:
SANTOS, N. B. O lugar que ocupa a atividade de análise linguística no ensino da língua: um estudo incipiente no livro didático. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.