Resumo:
Partindo do fato de que leitura, interpretação e produção de textos constituem desafios
no ensino de Língua Portuguesa (LP), os gêneros textuais são tomados como
instrumento para o desenvolvimento dessas competências comunicativas, em
contraponto ao estudo da palavra e da frase, fora da conjuntura de sua produção, não
suscitar uma compreensão situada da linguagem. Desse contexto, os seguintes
questionamentos norteiam a presente monografia: Quais as contribuições que um
planejamento, pautado no gênero artigo de opinião, pode oferecer ao desenvolvimento
das competências comunicativas de alunos do ensino médio? Como as competências
comunicativas são mobilizadas pelos educandos no processo de (re) escrita de seus
textos? Quais estratégias argumentativas são construídas nos textos selecionados? A fim
de responder tais questionamentos, à luz de concepções sociointeracionistas, objetiva-se
analisar as competências comunicativas desenvolvidas no processo de (re) escrita de
produções do gênero artigo de opinião, elaboradas por alunos de uma turma de 1º ano
do ensino médio, de uma escola pública, na cidade de Campina Grande – PB. Para
tanto, a natureza dessa pesquisa é qualitativa, conforme Lakatos (2008), pois o
pesquisador se incorpora ao grupo observado, interage e provoca ações no decorrer do
processo da investigação. Nessa perspectiva, o presente estudo é definido como
pesquisa-ação, pois perpassa por uma dinâmica interna das diversas situações concretas
do contexto de pesquisa que são percebidas pelo pesquisar atento ao processo que
acontece desde o planejamento até a produção final (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Ao
tomarmos como objeto de pesquisa artigos de opinião produzidos em decorrência de um
planejamento didático, ancoramos nossos estudos teóricos nas concepções de: Antunes
(2003), Geraldi (2012), Marcuschi (2005; 2008) e Oliveira (2010), sobre
ensino/aprendizagem de LP e competências comunicativas; Rojo (2001), sobre
planejamento didático; Koch (1997; 2008), sobre argumentação; Rocha (2015) e
Rodrigues (2001), sobre o gênero artigo de opinião; além do que indicam os Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Curriculares para o
Ensino Médio (OCEM), entre outros. A justificativa desta pesquisa parte do
entendimento de que os estudos em sala de aula, por meio dos gêneros que fazem parte
da esfera argumentativa, possibilitam ao educando o desenvolvimento de múltiplas
competências, como o pensamento reflexivo e o posicionamento crítico, na oralidade e
na escrita, diante dos acontecimentos vigentes da sociedade. Através do percurso
metodológico de pesquisa-ação e natureza qualitativa, os resultados alcançados mostram
que um planejamento didático, pautado no artigo de opinião, oferece caminhos para o
desenvolvimento das competências comunicativas de ler, interpretar e escrever, com
argumentação relativa, em sala de aula.
Descrição:
QUEIROZ, L. A. O artigo de opinião na sala de aula: caminhos para a interação social do aluno leitor/debatedor e produtor de textos. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.