Resumo:
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno de Licenciatura tem com seu
futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o
licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar a respeito de suas futuras ações pedagógicas.
Assim, sua formação se dará de forma mais significativa quando essas experiências forem
socializadas em sala de aula com seus colegas, produzindo discussão e reflexão crítica,
possibilitando a construção da identidade do professor. Lançando, dessa forma, um novo olhar
sobre o ensino, a aprendizagem [e] a função do educador. Este trabalho visa apresentar as
contribuições do Estágio Supervisionado à prática pedagógica do professor de Língua
Portuguesa. Primeiramente, abordaremos algumas concepções de estágio, posteriormente a
prática de ensino, a legislação aplicada no âmbito do estágio supervisionado, e por fim,
apresentar uma breve explanação sobre como o estágio supervisionado atua como sendo o elo
entre a teoria e a prática do saber. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a
pesquisa bibliográfica. Foram realizadas as análises com a leitura integral dos textos que
estruturavam o processo histórico e leitura dos resumos dos textos para estruturar os
conceitos. Os resultados obtidos foram tratados para compor a discussão a respeito da
importância do estágio curricular supervisionado para a formação profissional do docente.
Descrição:
SANTOS, B. V. A. Considerações acerca da importância do estágio curricular supervisionado na formação profissional do docente. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.