Resumo:
O presente artigo se propõe a fazer um estudo sobre como o método audiolingual está presente no
desenho animado “Dora, a aventureira”, em língua inglesa, e para isso tivemos como objetivo geral:
analisar como o desenho “Dora, a aventureira” apresenta aspectos desse método para ensinar língua
inglesa em seus episódios. E como objetivos específicos: I) Fazer um estudo acerca do método
audiolingual; II) Descrever as cenas em que “Dora, a aventureira” ensina inglês em seus episódios; III)
Apontar, analisar e relacionar nas cenas do desenho animado características do método, levantando
discussões entre teoria e as técnicas de ensino existentes na série animada. Por meio de uma
abordagem descritiva, foram selecionados e analisados três episódios exibidos no Brasil. Como base
teórica para realização da pesquisa estão presentes: Silveira (1999), Harmer (2007), Brown (2000),
Richards e Rogers (1986), Oliveira (2014), entre outros. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios,
pois foi possível perceber alguns elementos do método no desenho animado. E concluímos que “Dora,
a aventureira” leva os telespectadores a um mundo imaginário, estimulando a criatividade, induzindo a
aprendizagem de língua inglesa de forma motivadora e divertida.
Descrição:
FRANCISCO, K. D. Um estudo a respeito da presença do método audiolingual na animação Dora, a aventureira, em língua inglesa. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.