Resumo:
Este artigo tem por base um relato deuma experiência de observação e intervenção em sala de aula ocorrida numa creche da rede municipal da cidade de Campina Grande, PB, durante o Estágio Supervisionado III, que é um componente primordial no currículo de qualquer licenciatura, e, neste caso específico, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. As experiências desenvolvidas nesse estágio envolveram situações diferenciadas que têm o objetivo de contribuir para a formação acadêmica e dos futuros profissionais em educação, uma vez que permite aliar a teoria à prática. A vivência desse componente curricular oportuniza o avaliar e reavaliar docente, permitindo que seja superado o comodismo e que se abram caminhos para novas aprendizagens. Para tanto será feito um delineado histórico para se compreender o contexto educacional brasileiro, desde o primeiro modelo de educação trazido pelos portugueses até chegar no relato da experiência contemporânea vivida na creche. Espera-se que essa experiência que motive educadores a refletir sobre seu papel de promover mudanças, com fins a fazer com que as crianças sintam-
se acolhidas e aptas a aprenderem em sala de aula, já que é um relato que desvela a realidade de um alunado que vive em situação de vulnerabilidade social e que encontra, muitas vezes, no ambiente escolar, um pouco de assistência e cuidado de que necessita.
Descrição:
SILVA, M. F. da. Relato de experiência em uma creche da rede municipal da cidade de Campina Grande - PB. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.