UEPB - Repositório Digital

O negro no livro didático de história: um olhar para a identidade negra

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Ane Michele Lima
dc.date.accessioned 2018-02-07T12:28:48Z
dc.date.available 2018-02-07T12:28:48Z
dc.date.issued 2017-12-05
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15214
dc.description RAMOS, A. M. L. O negro no livro didático de história: um olhar para a identidade negra. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo discute identidade negra através de um olhar sobre o livro didático. Buscamos analisar livros didáticos (LD) de História de 5º Ano do Ensino Fundamental com o objetivo de identificar como a história e cultura afro-brasileira e africana tem sido retratada, tanto em imagens e conteúdos e ainda como essa abordagem dos livros implica na construção da identidade da criança negra. Neste processo, apresentamos um breve histórico acerca do livro didático, tratamos da trajetória do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino do componente curricular História e discutimos acerca do processo de construção da identidade, dando ênfase na identidade étnico-racial. Buscamos respaldos em estudos realizados por autores como Stuart Hall (2006), Kabengele Munanga (2005, 2006, 2009), Nilma Lino Gomes (2001, 2002), entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em realizar uma pesquisa documental com análise de dados a partir da Análise de Conteúdo de quatro (4) livros didáticos de História do 5º Ano do Ensino Fundamental, adotados regularmente na rede pública de ensino, enfatizando o tratamento que estes dão à história e cultura afro-brasileira e africana em seus aspectos visuais e de conteúdo. Notamos, a partir deste estudo, que embora esteriótipos inferiorizantes ainda apareçam atrelados aos negros, têm ocorrido um avanço no sentido de atendimento as obrigatoriedades estabelecidas por lei às demandas do povo negro. Elaboradores de livros didáticos têm entendido que são mudanças imperativas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Margareth Maria de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira e africana pt_BR
dc.subject Representatividade pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.title O negro no livro didático de história: um olhar para a identidade negra pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta