Resumo:
Este artigo discute identidade negra através de um olhar sobre o livro didático. Buscamos
analisar livros didáticos (LD) de História de 5º Ano do Ensino Fundamental com o objetivo de
identificar como a história e cultura afro-brasileira e africana tem sido retratada, tanto em
imagens e conteúdos e ainda como essa abordagem dos livros implica na construção da
identidade da criança negra. Neste processo, apresentamos um breve histórico acerca do livro
didático, tratamos da trajetória do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no
ensino do componente curricular História e discutimos acerca do processo de construção da
identidade, dando ênfase na identidade étnico-racial. Buscamos respaldos em estudos
realizados por autores como Stuart Hall (2006), Kabengele Munanga (2005, 2006, 2009),
Nilma Lino Gomes (2001, 2002), entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados
consistiram em realizar uma pesquisa documental com análise de dados a partir da Análise de
Conteúdo de quatro (4) livros didáticos de História do 5º Ano do Ensino Fundamental,
adotados regularmente na rede pública de ensino, enfatizando o tratamento que estes dão à
história e cultura afro-brasileira e africana em seus aspectos visuais e de conteúdo. Notamos, a
partir deste estudo, que embora esteriótipos inferiorizantes ainda apareçam atrelados aos
negros, têm ocorrido um avanço no sentido de atendimento as obrigatoriedades estabelecidas
por lei às demandas do povo negro. Elaboradores de livros didáticos têm entendido que são
mudanças imperativas.
Descrição:
RAMOS, A. M. L. O negro no livro didático de história: um olhar para a identidade negra. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.