UEPB - Repositório Digital

Formação continuada em Educação Ambiental em uma escola municipal de Campina Grande-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Maria do Socorro Patricio
dc.date.accessioned 2018-02-07T15:53:46Z
dc.date.available 2018-02-07T15:53:46Z
dc.date.issued 2017-11-24
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15220
dc.description RIBEIRO, M.S.P. Formação continuada em Educação Ambiental em uma escola municipal de Campina Grande-PB. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Ambiental - EA é concebida como uma dimensão do processo educativo, que deve compor os currículos de todos os níveis e áreas do conhecimento, inclusive da formação de professores/as, seja inicial ou continuada. Reconhecendo que essa inserção ainda não se tornou realidade, esse trabalho teve o objetivo de identificar as possibilidades e os limites à Formação Continuada em Educação Ambiental, em uma Escola Municipal de Campina Grande-PB. Foi desenvolvido, por meio de uma pesquisa qualitativa, nos moldes da pesquisa ação na perspectiva colaborativa, envolvendo professores/as da escola e estudantes de graduação da UEPB em um processo de produção de conhecimentos. Os resultados indicam como possibilidades para a institucionalização da EA, na escola, as ações que ela já desenvolve, nessa área por meio do Eixo Temático Meio Ambiente e Saúde - como parte do currículo - desde que envolva todas as áreas e demais eixos temáticos. Quanto aos limites identificamos a forma de organização dos espaços-tempos da escola e de professoras/es que não favorece o processo de formação continuada. Dessa forma, pensar em transformar a escola em um espaço sustentável é um “sonho possível” que exige investimentos de diversas ordens e, principalmente, na formação continuada de professores/as em EA. Um processo participativo, a ser construído no “chão da escola”, que exige a busca dos sonhos individuais e, principalmente, coletivos e a reinvenção do nosso modo de ser e estar no mundo e também da escola, que conforme Candau (2006) só tem sentido se for mediada pelo sonho coletivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Gorete Cavalcante Souto pt_BR
dc.subject Crise ambiental pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.title Formação continuada em Educação Ambiental em uma escola municipal de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta