Resumo:
A Educação Ambiental - EA é concebida como uma dimensão do processo educativo, que
deve compor os currículos de todos os níveis e áreas do conhecimento, inclusive da formação
de professores/as, seja inicial ou continuada. Reconhecendo que essa inserção ainda não se
tornou realidade, esse trabalho teve o objetivo de identificar as possibilidades e os limites à
Formação Continuada em Educação Ambiental, em uma Escola Municipal de Campina
Grande-PB. Foi desenvolvido, por meio de uma pesquisa qualitativa, nos moldes da pesquisa
ação na perspectiva colaborativa, envolvendo professores/as da escola e estudantes de
graduação da UEPB em um processo de produção de conhecimentos. Os resultados indicam
como possibilidades para a institucionalização da EA, na escola, as ações que ela já
desenvolve, nessa área por meio do Eixo Temático Meio Ambiente e Saúde - como parte do
currículo - desde que envolva todas as áreas e demais eixos temáticos. Quanto aos limites
identificamos a forma de organização dos espaços-tempos da escola e de professoras/es que
não favorece o processo de formação continuada. Dessa forma, pensar em transformar a
escola em um espaço sustentável é um “sonho possível” que exige investimentos de diversas
ordens e, principalmente, na formação continuada de professores/as em EA. Um processo
participativo, a ser construído no “chão da escola”, que exige a busca dos sonhos individuais
e, principalmente, coletivos e a reinvenção do nosso modo de ser e estar no mundo e também
da escola, que conforme Candau (2006) só tem sentido se for mediada pelo sonho coletivo.
Descrição:
RIBEIRO, M.S.P. Formação continuada em Educação Ambiental em uma escola municipal de Campina Grande-PB. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.