Resumo:
A escola e a família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo, analisar as contribuições e participações destas duas instituições que exercem papel importante no desenvolvimento e formação de cada criança, além de abordar estratégias que podem ser utilizadas para estreitar a relação entre pais e professores. Apontam-se algumas considerações sobre a necessidade de compreender as inter-relações entre escola e família, visando facilitar a relações entre escola e família, visando facilitar a aprendizagem e desenvolvimento humano. A integração entre essas duas instituições é destacada como desafio para a prática profissional, exploram-se concepções acerca desta relação, as quais são classificadas segundo o enfoque sociológico e psicológico. São apresentadas as reflexões desencadeadas a partir da revisão bibliográfica qual, aponta uma relação marcada por situações vinculadas a algum problema, pela ação da escola em orientar relação marcada por situações vinculadas a algum problema, pela ação da escola em orientar os pais sobre como educar seus filhos, e pelo decréscimo da participação dos pais nas atividades escolares à medida que o filho avança nas séries e cresce. Diante das relações família-escola, tem-se o desafio de realizar ações para contribuir na transformação desta relação por meio da valorização dos aspectos positivos relacionados ao processo educativo que compete a ambas instituições.
Descrição:
ARRUDA, J. B. de. Relação entre família e escola na educação infantil. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.