Resumo:
O presente artigo objetiva analisar o espaço do brincar na pré-escola, a partir de concepções e práticas de docentes que atuam nesta etapa da Educação Infantil, bem como discutir acerca da relevância desta ação para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo exploratória. Utilizamos como instrumento a coleta de dados, um questionário aplicado a quatro professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Godofredo Joosten, localizada na cidade de Gado Bravo-PB. Buscamos compreender o brincar e o espaço oferecido por esta instituição. O brincar é um relevante fator para o desenvolvimento da criança. Conforme documentos oficias para a Educação Infantil, a criança tem direito e dever de ter acesso ao brincar e a um espaço que propicie esse brincar. Assim sendo, buscamos respaldo em documentos que norteiam os anos iniciais do Ensino Fundamental, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases – LDB (BRASIL, 1996), e da BNCC (2016). Também tomamos como referência, alguns estudos sobre o brincar, realizados por: Brougere (1997-2001), Bruner (1991), Craidy (2001), Friedmann (2012),), Lewin (1994), Maluf (2003), Oliveira (2006), Rocha (2005), Vygotsky (1984-1994), Kishimoto (2010), Wajskop (2007). De posse dos questionários analisamos as respostas dadas pelas professoras, e refletimos sobre o brincar no espaço escolar em que as professoras atuam, com base nas concepções dos autores acima citados.
Descrição:
SILVA, R. F.da. O brinca na pré-escola: concepções e práticas de professoras. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.