UEPB - Repositório Digital

O brinca na pré-escola: concepções e práticas de professoras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Raquel Felipe da
dc.date.accessioned 2018-02-08T14:11:14Z
dc.date.available 2018-02-08T14:11:14Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15261
dc.description SILVA, R. F.da. O brinca na pré-escola: concepções e práticas de professoras. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo objetiva analisar o espaço do brincar na pré-escola, a partir de concepções e práticas de docentes que atuam nesta etapa da Educação Infantil, bem como discutir acerca da relevância desta ação para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo exploratória. Utilizamos como instrumento a coleta de dados, um questionário aplicado a quatro professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Godofredo Joosten, localizada na cidade de Gado Bravo-PB. Buscamos compreender o brincar e o espaço oferecido por esta instituição. O brincar é um relevante fator para o desenvolvimento da criança. Conforme documentos oficias para a Educação Infantil, a criança tem direito e dever de ter acesso ao brincar e a um espaço que propicie esse brincar. Assim sendo, buscamos respaldo em documentos que norteiam os anos iniciais do Ensino Fundamental, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases – LDB (BRASIL, 1996), e da BNCC (2016). Também tomamos como referência, alguns estudos sobre o brincar, realizados por: Brougere (1997-2001), Bruner (1991), Craidy (2001), Friedmann (2012),), Lewin (1994), Maluf (2003), Oliveira (2006), Rocha (2005), Vygotsky (1984-1994), Kishimoto (2010), Wajskop (2007). De posse dos questionários analisamos as respostas dadas pelas professoras, e refletimos sobre o brincar no espaço escolar em que as professoras atuam, com base nas concepções dos autores acima citados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.subject Pré-escola pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title O brinca na pré-escola: concepções e práticas de professoras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta