Resumo:
Este trabalho objetiva compreender como a Filosofia pode ser desenvolvida como estratégia pedagógica na formação de cidadãos reflexivos. Embora seja atualmente uma disciplina garantida nas Leis de Diretrizes e Bases nº 9394/96, a referida disciplina enfrentou (a) os mais diversos entraves à sua consolidação, o que não diminui sua importância. Portanto, partimos da hipótese de que esta pode sinalizar temáticas e discussões que envolve os alunos nas suas redes relacionais, bem como no contexto social, político e econômico em que permeia. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários em duas turmas de Ensino Fundamental, 6° e 9° ano na Escola Municipal Francisca Leite Vitorino, do Município de Boa Vista –PB.
Revelando a aceitação e entendimento dos alunos dos conceitos, bem como a relação dos temas trabalhados em sala em sua vivência cotidiana.
Descrição:
COUTINHO, P. N. L. O ensino da filosofia e seus desdobramentos para uma educação cidadã e reflexiva. 2017. 33f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.