Resumo:
Ao longo dos anos, vários dispositivos tecnológicos foram desenvolvidos e continuam a
desenvolver-se com o objetivo de possibilitar melhorias nos processos educacionais,
integrando aulas mais atraentes e entre outros. Entre eles está o quadro negro ou lousa e seus
sucessores. O foco deste estudo é refletir sobre a evolução do quadro negro e seus sucessores,
precisamente a lousa digital interativa, bem como investigar seu potencial de uso e suas
contribuições para o ensino/aprendizagem de E/LE no processo educacional. O método de
pesquisa utilizado foi uma abordagem qualitativa de caráter explicativo com entrevistas
semiestruturadas. Sobre o conteúdo abordado utilizamos diferentes teorias da aquisição da
linguagem: Krashen (1983), Skinner (1953), Vygotsky (1978) e Chomsky (1998); como
fontes importantes sobre o uso da lousa digital interativa: González (2012), Levy (2002),
Nakashima (2007) e Amaral (2007), além de pesquisa bibliográfica, contando como principais
fontes de pesquisa os livros: "Tecnologias para aprender" de Carla Viana Coscarelli (org). ,
(2016), "Teorias e Práticas em Tecnologias Educacionais" de Carolina Cavalcanti Bezerra
(org.), (2016) e "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação" por Lilian Bacich
(org.) (2015). Cuja fundação permitiu abordar questionários entre professor e estudantes da
educação fundamental II, sobre o assunto proposto: o quadro digital interativo.
Descrição:
LIMA, W. de. O. La pizarra digital interactiva como un recurso de enseñanza/aprendizaje en las clases de e/le. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.