UEPB - Repositório Digital

La pizarra digital interactiva como un recurso de enseñanza/aprendizaje en las clases de e/le

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Waldileny de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-02-09T14:42:33Z
dc.date.available 2018-02-09T14:42:33Z
dc.date.issued 2017-12-13
dc.identifier.other 370.152 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15338
dc.description LIMA, W. de. O. La pizarra digital interactiva como un recurso de enseñanza/aprendizaje en las clases de e/le. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo dos anos, vários dispositivos tecnológicos foram desenvolvidos e continuam a desenvolver-se com o objetivo de possibilitar melhorias nos processos educacionais, integrando aulas mais atraentes e entre outros. Entre eles está o quadro negro ou lousa e seus sucessores. O foco deste estudo é refletir sobre a evolução do quadro negro e seus sucessores, precisamente a lousa digital interativa, bem como investigar seu potencial de uso e suas contribuições para o ensino/aprendizagem de E/LE no processo educacional. O método de pesquisa utilizado foi uma abordagem qualitativa de caráter explicativo com entrevistas semiestruturadas. Sobre o conteúdo abordado utilizamos diferentes teorias da aquisição da linguagem: Krashen (1983), Skinner (1953), Vygotsky (1978) e Chomsky (1998); como fontes importantes sobre o uso da lousa digital interativa: González (2012), Levy (2002), Nakashima (2007) e Amaral (2007), além de pesquisa bibliográfica, contando como principais fontes de pesquisa os livros: "Tecnologias para aprender" de Carla Viana Coscarelli (org). , (2016), "Teorias e Práticas em Tecnologias Educacionais" de Carolina Cavalcanti Bezerra (org.), (2016) e "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação" por Lilian Bacich (org.) (2015). Cuja fundação permitiu abordar questionários entre professor e estudantes da educação fundamental II, sobre o assunto proposto: o quadro digital interativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene de Almeida Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua espanhola pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title La pizarra digital interactiva como un recurso de enseñanza/aprendizaje en las clases de e/le pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta