Resumo:
A língua tem uma relação profunda com a cultura à qual faz parte, e a partir dela os
indivíduos expressam suas ideias, valores, crenças, costumes e propagam tudo isso aos
descendentes, por tanto, ela leva significados atribuídos por seus falantes. Por muito tempo,
na área dos estudos linguísticos, não foi dada atenção devida a esta parte importante da língua,
o resultado disso foi crer que a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua seriam
suficientes. No entanto, isso não se estabeleceu como verdade absoluta, pois linguistas deram
continuação a suas pesquisas destacando a relevância do aspecto cultural no processo de
ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, no nosso caso o espanhol. Assim, sabendo
que estamos falando de uma língua considerada plural e heterogênea, o espanhol, é necessário
abordar, além dos conteúdos gramaticais, os culturais, aspecto muito importante na formação
dos alunos. Deste modo, nos baseamos em alguns estudiosos, como Laraia (2009), Eagleton
(2005), Paraquett (2012), Porcellato (2013), Salomão (2012), López y Sans (2004), dentre
outros que foram essenciais para a construção de nossas discussões. Sabendo a relevância de
abordar a cultura no processo de ensino/aprendizagem do espanhol, e do livro didático como
ferramenta do professor, nosso trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca da
presença da cultura nas aulas de ELE, e analisar como os conteúdos culturais, ou seja, a
diversidade cultural e os tipos de cultura do mundo espanhol são abordadas no livro didático
Cercanía Joven 1 (2016) e como são apresentados. A partir disto, descrevemos e analisamos
os conteúdos culturais, mostrando que no decorrer da unidade do livro os mesmos são
introduzidos de modo contextualizado dentro de todas as atividades propostas, a diversidade
cultural está presente nas propostas de atividades e os tipos de cultura presentes são a com C
maiúscula y c minúscula, trabalhando a pluralidade cultural da língua.
Descrição:
QUEIROZ, V. S. Los aspectos culturales en el proceso de enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera en cercanía joven I. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.