dc.contributor.author |
Silva, José Airton Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-15T16:45:13Z |
|
dc.date.available |
2018-02-15T16:45:13Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-15 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15356 |
|
dc.description |
SILVA, J. A. F. da. As tecnologias assistivas e as pessoas com deficiências no ambiente escolar. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A escolarização de pessoas com deficiências, observado na literatura, junto com as
possibilidades do uso de recursos auxiliares a esse processo pode ser melhorado
com o uso da tecnologia assistiva - TA. Estes recursos de T A no contexto escolar,
vem sendo indicado para favorecer a execução de tarefas, acesso aos conteúdos
pedagógicos e ao ambiente escolar auxiliando, consequentemente, o aprendizado
das pessoas com mobilidade comprometida e com dificuldades na comunicação.
Porém, poucos são os estudos que apontam as repercussões trazidas pela
utilização desses recursos no processo de escolarização da pessoa com deficiência.
O estudo buscou investigar, na literatura específica contemplada no campo das TA,
como se dá a acessibilidade de pessoas com deficiência. Como objetivos
específicos definimos: a) realizar pesquisa bibliográfica sobre a utilização das
tecnologias assistiva para pessoas com deficiência na escola; b) Identificar na
literatura analisada, os recursos de acessibilidade das pessoas com deficiência; e c)
mapear experiências com o uso das TA no espaço escolar. Como resultado da
investigação encontramos os estudos de Galvão Filho e Damasceno (2002; 2009);
Bersch (2006; 2008); Radabaugh (1993); CAT (2007), Lei da Inclusão de Pessoas
com Deficiências; entre outros. O estudo evidenciou que existem recursos de
acessibilidade para as pessoas com deficiências, classificados por em quatro
modalidades ou tipologias, quais sejam: como sistemas auxiliares ou prótese para a
comunicação, como tecnologias utilizadas para controle do ambiente, como recursos
de acessibilidade na educação e como meio de inserção no mundo do trabalho
profissional. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Marta Lucia de Souza Celino |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas com deficiências |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias assistivas |
pt_BR |
dc.title |
As tecnologias assistivas e as pessoas com deficiências no ambiente escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |