Resumo:
A escolarização de pessoas com deficiências, observado na literatura, junto com as
possibilidades do uso de recursos auxiliares a esse processo pode ser melhorado
com o uso da tecnologia assistiva - TA. Estes recursos de T A no contexto escolar,
vem sendo indicado para favorecer a execução de tarefas, acesso aos conteúdos
pedagógicos e ao ambiente escolar auxiliando, consequentemente, o aprendizado
das pessoas com mobilidade comprometida e com dificuldades na comunicação.
Porém, poucos são os estudos que apontam as repercussões trazidas pela
utilização desses recursos no processo de escolarização da pessoa com deficiência.
O estudo buscou investigar, na literatura específica contemplada no campo das TA,
como se dá a acessibilidade de pessoas com deficiência. Como objetivos
específicos definimos: a) realizar pesquisa bibliográfica sobre a utilização das
tecnologias assistiva para pessoas com deficiência na escola; b) Identificar na
literatura analisada, os recursos de acessibilidade das pessoas com deficiência; e c)
mapear experiências com o uso das TA no espaço escolar. Como resultado da
investigação encontramos os estudos de Galvão Filho e Damasceno (2002; 2009);
Bersch (2006; 2008); Radabaugh (1993); CAT (2007), Lei da Inclusão de Pessoas
com Deficiências; entre outros. O estudo evidenciou que existem recursos de
acessibilidade para as pessoas com deficiências, classificados por em quatro
modalidades ou tipologias, quais sejam: como sistemas auxiliares ou prótese para a
comunicação, como tecnologias utilizadas para controle do ambiente, como recursos
de acessibilidade na educação e como meio de inserção no mundo do trabalho
profissional.
Descrição:
SILVA, J. A. F. da. As tecnologias assistivas e as pessoas com deficiências no ambiente escolar. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.