Resumo:
O presente artigo tem como objetivo, estudar as vantagens do uso didático da música no
processo ensino-aprendizagem de língua espanhola nas escolas de ensino básico no Brasil.
Durante o desenvolvimento deste trabalho procedemos a uma cuidadosa revisão bibliográfica,
cujo marco teórico nos levou a classificar a música como ferramenta motivadora em aulas de
espanhol como língua estrangeira (ELE). A música realiza um papel fundamental no
desenvolvimento social e cultural. No que diz respeito ao nível didático, ela aperfeiçoa as
habilidades auditiva, oral, leitora, escrita e aprimora as competências comunicativas. A
música não deve ser o conteúdo e sim, um recurso a ser utilizado em aulas de línguas
estrangeiras. Para facilitar o aprendizado de cada aluno, o professor deve oferecer atividades
que despertem a capacidade intelectiva e a necessidade de estudar um novo idioma. Nossas
principais referências (neste trabalho de investigação teórica sobre os benefícios da utilização
de músicas em aulas de línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio), são as teorias de
Calatrava (2008), Cullen (1998), Asensi (1996) e Varela (2003), que defendem que a música é
um recurso didático de extrema importância para o estimulo da aprendizagem de idiomas e
para um melhor desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos.
Descrição:
SILVA, G. T. O uso da música em aula de língua espanhola no ensino fundamental e médio. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.