Resumo:
O presente trabalho apresenta aspectos de uma pesquisa desenvolvida com professores de matemática que trabalha diretamente com alunos surdos em sala de aula regular. Com essa pesquisa, investigamos como acontece o processo de ensino de Matemática para alunos surdos em algumas escolas públicas da cidade de Sertânia - PE, cujos objetivos abordados por Lobato e Noronha (2013); Moreira, (2015) e; Nogueira e Borges (2012) são analisar as percepções dos professores sobre o ensino de Matemática para alunos surdos. Nossa metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram analisados a partir de um questionário composto por nove perguntas propostas ao total de quatro professores, porém, apenas três nos devolveram o questionário com as respectivas respostas. Tais professores investigados estão aqui identificados por P1, P2, P3. Eles trabalham com alunos surdos em sala de aula regular em escolas distintas na cidade de Sertânia. A partir das respostas apresentadas e respectivas análises tivemos indícios de que a maioria apresenta dificuldade ao trabalhar com esses alunos, retardando o processo de ensino e aprendizagem de Matemática.
Descrição:
SILVA, J. S. F. O processo de ensino de matemática para alunos surdos: uma investigação com professores de escolas públicas do município de Sertânia - PE. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.