UEPB - Repositório Digital

O processo de ensino de matemática para alunos surdos: uma investigação com professores de escolas públicas do município de Sertânia - PE

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Samuel Ferreira da
dc.date.accessioned 2018-03-27T20:53:53Z
dc.date.available 2018-03-27T20:53:53Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.issn CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15976
dc.description SILVA, J. S. F. O processo de ensino de matemática para alunos surdos: uma investigação com professores de escolas públicas do município de Sertânia - PE. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta aspectos de uma pesquisa desenvolvida com professores de matemática que trabalha diretamente com alunos surdos em sala de aula regular. Com essa pesquisa, investigamos como acontece o processo de ensino de Matemática para alunos surdos em algumas escolas públicas da cidade de Sertânia - PE, cujos objetivos abordados por Lobato e Noronha (2013); Moreira, (2015) e; Nogueira e Borges (2012) são analisar as percepções dos professores sobre o ensino de Matemática para alunos surdos. Nossa metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram analisados a partir de um questionário composto por nove perguntas propostas ao total de quatro professores, porém, apenas três nos devolveram o questionário com as respectivas respostas. Tais professores investigados estão aqui identificados por P1, P2, P3. Eles trabalham com alunos surdos em sala de aula regular em escolas distintas na cidade de Sertânia. A partir das respostas apresentadas e respectivas análises tivemos indícios de que a maioria apresenta dificuldade ao trabalhar com esses alunos, retardando o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.subject Deficiente da audição pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.title O processo de ensino de matemática para alunos surdos: uma investigação com professores de escolas públicas do município de Sertânia - PE pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta