Resumo:
A presente pesquisa de caráter descritivo apresenta natureza qualitativa, utilizando-se da
observação e questionários direcionados às professoras que trabalharam e/ou trabalham com
crianças autistas. É de suma importância conhecer o autismo para que, assim, possamos
realizar um bom trabalho com nossas crianças autistas, permitindo que as mesmas se
desenvolvam e sejam autônomas e capazes de atuarem na sociedade como os sujeitos típicos.
Caracteriza-se como um estudo de caso sendo a amostra composta pela criança autista e duas
professoras que trabalharam com ela em sala de aula regular. O presente trabalho possui como
objetivo geral: analisar a inclusão de uma criança autista dentro de uma sala regular em uma
escola particular do município de Campina Grande-PB, mostrando seu desenvolvimento
cognitivo, afetivo e motor. Além desse intuito central, buscamos analisar os métodos
utilizados em sala de aula pelos docentes para proporcionar o crescimento da criança autista
em estudo, conhecer os desafios enfrentados pelos professores e identificar os conhecimentos
desses em relação ao autismo. Para tanto, foi realizado uma observação de campo e a
aplicação de questionário com professores, com o intuito de responder aos questionamentos e
ter uma conclusão acerca do objetivo colocado acima. Os resultados indicaram que, mesmo
com as dificuldades do cotidiano escolar, o menino autista observado apresentou avanços no
seu desenvolvimento, bem como houve o processo de inclusão na sala regular, ficando carente
a questão da aprendizagem. Diante disso, concluímos que para que haja sucesso na
aprendizagem e desenvolvimento de autistas se faz necessário que nossas escolas tenham
suporte para recebê-las, bem como professores capacitados para enfrentar os entraves do dia a
dia.
Descrição:
SANTOS, A. B. A inclusão da criança autista na escola regular - estudo de caso. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.