UEPB - Repositório Digital

A inclusão da criança autista na escola regular - estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Alana Barros
dc.date.accessioned 2018-04-09T12:47:25Z
dc.date.available 2018-04-09T12:47:25Z
dc.date.issued 2016-08-02
dc.identifier.other CDD 371.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16117
dc.description SANTOS, A. B. A inclusão da criança autista na escola regular - estudo de caso. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa de caráter descritivo apresenta natureza qualitativa, utilizando-se da observação e questionários direcionados às professoras que trabalharam e/ou trabalham com crianças autistas. É de suma importância conhecer o autismo para que, assim, possamos realizar um bom trabalho com nossas crianças autistas, permitindo que as mesmas se desenvolvam e sejam autônomas e capazes de atuarem na sociedade como os sujeitos típicos. Caracteriza-se como um estudo de caso sendo a amostra composta pela criança autista e duas professoras que trabalharam com ela em sala de aula regular. O presente trabalho possui como objetivo geral: analisar a inclusão de uma criança autista dentro de uma sala regular em uma escola particular do município de Campina Grande-PB, mostrando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Além desse intuito central, buscamos analisar os métodos utilizados em sala de aula pelos docentes para proporcionar o crescimento da criança autista em estudo, conhecer os desafios enfrentados pelos professores e identificar os conhecimentos desses em relação ao autismo. Para tanto, foi realizado uma observação de campo e a aplicação de questionário com professores, com o intuito de responder aos questionamentos e ter uma conclusão acerca do objetivo colocado acima. Os resultados indicaram que, mesmo com as dificuldades do cotidiano escolar, o menino autista observado apresentou avanços no seu desenvolvimento, bem como houve o processo de inclusão na sala regular, ficando carente a questão da aprendizagem. Diante disso, concluímos que para que haja sucesso na aprendizagem e desenvolvimento de autistas se faz necessário que nossas escolas tenham suporte para recebê-las, bem como professores capacitados para enfrentar os entraves do dia a dia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Sala regular pt_BR
dc.title A inclusão da criança autista na escola regular - estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta