Resumo:
Este trabalho aborda a discursivização da mulher contemporânea em anúncios publicitários,
que dialogam com os contos de fadas, por meio do fenômeno da intericonicidade. O interesse
nestes anúncios surgiu em função da nova maneira em que a identidade feminina é exibida,
reconfigurada após séculos de silenciamento e dominação masculina. Baseados nos aportes
teóricos da Análise do Discurso e nas ideias de Courtine (2008), Davallon (2007),
Pêcheux(2007), dentre outros. Objetiva-se verificar a ocorrência da intericonicidade no
discurso publicitário dirigido às mulheres e investigar as novas identidades femininas. O
corpus de nossa análise é formado por peças publicitárias (de cosméticos) elaboradas a partir
de releituras dos contos de fadas. Parte-se do princípio de que os discursos atrelados ao
sujeito mulher, como verdades absolutas, advém de uma construção sócio-histórica que
possui reminiscências implícitas nas representações imagéticas difundidas pela mídia.
Imagens que são portadoras de uma memória, vestígios de uma representação refletida em
outra, transportadas através do fio condutor da memória, em que os contos de fadas, com suas
personagens e enredos mágicos, se incrustaram,são recolocados em cena.
Descrição:
SILVA, H. M. da. "Era uma vez" a mulher no discurso publicitário. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.