Resumo:
O presente trabalho discorre sobre o desenvolvimento da autonomia através de Comédias
Situacionais, Sitcoms, um gênero especifico de TV Americana, assistida por diferentes pessoas
no mundo inteiro como forma de entretenimento. Por essa razão, essa pesquisa tem por objetivo,
analisar quão útil as Sitcoms podem ser na questão do desenvolvimento da autonomia em
Língua estrangeira. Como apoio teórico utilizamos, Little (2003) no que diz respeito à
autonomia no aprendizado, Leah (2012) relacionado aos aspectos linguísticos e culturais
contidos nas Siticoms, and Hlozková (2013) que discorre sobre o uso de Sitcoms no processo
de aprendizado. Selecionamos quatro estudantes que tem contato com seriados de TV por algum
tempo, e apresentamos a eles dois questionários a fim de obter aspectos linguísticos e culturais
que podem ser aprendidas. Como resultado, pudemos perceber que os quatro participantes
puderam aguçar seu interesse no uso de Sitcoms em seu aprendizado, através dos aspectos
encontrados, como também refletir nos momentos em que percebiam que o aprendizado se
efetivava. Acreditamos que eles puderam desenvolver de maneira consciente sobre o uso desse
tipo seriado no processo de aprendizagem podendo assim ajudá-los na aprendizagem da língua
estrangeira.
Descrição:
SOUSA, D. A. de. TV series and autonomy in English as a foreign language learning. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.