UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre a leitura literária no ensino fundamental II: análise de vivência com o gênero fábula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Marileide Bezerra da
dc.date.accessioned 2018-04-17T12:22:24Z
dc.date.available 2018-04-17T12:22:24Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16217
dc.description SILVA, M. B. da. Reflexões sobre a leitura literária no ensino fundamental II: análise de vivência com o gênero fábula. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A leitura do texto literário na escola, principalmente, no ensino fundamental II, continua atrelada, muitas vezes, à discussão estrutural dos textos. O professor tem nesse processo atuação fundamental, pois é a partir de seu planejamento que poderá ou não oferecer ao aluno um encontro significativo com o texto. Para tanto, precisa estar fundamentado teórico e metodologicamente para planejar de maneira intencional e construtiva aulas voltadas para a admiração dos bens simbólicos e estéticos que constituem o patrimônio nacional, tendo acesso pela leitura a novas ideias, novas concepções, novas perspectivas, acerca do mundo, das pessoas, da história dos homens, da intervenção dos grupos sobre a realidade sócio-histórica e cultural. Frente a esta realidade, pretendemos, nesta monografia, analisar uma proposta de trabalho com o gênero fábula, desenvolvida em uma turma do 7º ano, em uma escola pública do município de Campina Grande – PB, analisando algumas possibilidades de interação dos alunos com textos da literatura para o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e fruição. A metodologia foi norteada pelas indicações de Cosson (2006), a partir de sua denominada ―sequência básica‖: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação. Trata-se, assim, de uma pesquisa-ação na qual se prioriza a inserção do pesquisador no meio pesquisado, participação efetiva dos sujeitos envolvidos na pesquisa, busca dos sentidos e das representações. Para embasar a elaboração da proposta e a discussão da experiência vivenciada, recorremos às contribuições dos estudiosos: Cosson (2006), Souza (2011), Soares (1999), dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Lúcia Maria de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Fábula pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.title Reflexões sobre a leitura literária no ensino fundamental II: análise de vivência com o gênero fábula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta