Resumo:
A leitura do texto literário na escola, principalmente, no ensino fundamental II, continua atrelada,
muitas vezes, à discussão estrutural dos textos. O professor tem nesse processo atuação fundamental,
pois é a partir de seu planejamento que poderá ou não oferecer ao aluno um encontro significativo com
o texto. Para tanto, precisa estar fundamentado teórico e metodologicamente para planejar de maneira
intencional e construtiva aulas voltadas para a admiração dos bens simbólicos e estéticos que
constituem o patrimônio nacional, tendo acesso pela leitura a novas ideias, novas concepções, novas
perspectivas, acerca do mundo, das pessoas, da história dos homens, da intervenção dos grupos sobre a
realidade sócio-histórica e cultural. Frente a esta realidade, pretendemos, nesta monografia, analisar
uma proposta de trabalho com o gênero fábula, desenvolvida em uma turma do 7º ano, em uma escola
pública do município de Campina Grande – PB, analisando algumas possibilidades de interação
dos alunos com textos da literatura para o desenvolvimento das habilidades de leitura,
compreensão e fruição. A metodologia foi norteada pelas indicações de Cosson (2006), a
partir de sua denominada ―sequência básica‖: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação.
Trata-se, assim, de uma pesquisa-ação na qual se prioriza a inserção do pesquisador no meio
pesquisado, participação efetiva dos sujeitos envolvidos na pesquisa, busca dos sentidos e das
representações. Para embasar a elaboração da proposta e a discussão da experiência vivenciada,
recorremos às contribuições dos estudiosos: Cosson (2006), Souza (2011), Soares (1999), dentre
outros.
Descrição:
SILVA, M. B. da. Reflexões sobre a leitura literária no ensino fundamental II: análise de vivência com o gênero fábula. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.