Resumo:
Tendo em vista as diversas formas e facetas do preconceito que os homossexuais vêm
enfrentando historicamente perante a sociedade heteronormativa e excludente, o presente
trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre o conceito de gênero e a diversidade
sexual a partir da visão de alguns teóricos como Abromovay (2004), Mott (2033), Louro
(2004), Scott (1995), entre outros, tal como algumas abordagens e estudos acerca desse tema.
O preconceito e a discriminação sofridos por pessoas que se relacionam com sujeitos do
mesmo sexo vêm sendo tema bastante recorrente nas discussões acadêmicas, de forma geral
pela sociedade. Nesse sentido, verificamos sua inegável importância para os estudos sobre a
sexualidade. Assim sendo, os trabalhos aqui analisados se remetem a preocupação sobre as
“novas” possibilidades de viver a sexualidade nos dias atuais através dos estereótipos,
mostrando de que forma essa variante interfere no contexto dos alunos do curso de Letras.
Metodologicamente, esse estudo é de abordagem qualitativa, de acordo com Minayo (2001) a
partir de um levantamento ou survey segundo os preceitos de Fonseca (2002), utilizamos
como instrumento de aplicação um questionário estruturado com os graduandos masculinos
do curso de Letras Espanhol, Inglês e Português, da Universidade Estadual da Paraíba,
Campus I, Campina Grande. No tocante ao instrumento de geração de dados o questionário
foi mais viável a nossa investigação, pois os colaboradores desta pesquisa não são
identificáveis.
Descrição:
MEDEIROS, C. E. S. O "sair do armário" na universidade: tecendo olhares sobre o preconceito homossexual masculino no curso de letras. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.