UEPB - Repositório Digital

Desafios e perspectivas da sala de recursos para crianças com necessidades educacionais especiais no município de Junco do Seridó - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Welba Felipe dos
dc.date.accessioned 2018-04-17T12:26:13Z
dc.date.available 2018-04-17T12:26:13Z
dc.date.issued 2016-12-01
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16224
dc.description SANTOS, W. F. dos. Desafios e perspectivas da sala de recursos para crianças com necessidades educacionais especiais no município de Junco do Seridó - PB. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem o objetivo de analisar como se constitui e se organiza a Sala de Recursos Multifuncionais na instituição escolar no município de Junco do Seridó - PB, e discutir sua importância para o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais. As Salas de Recursos Multifuncionais representam um dos principais serviços para a oferta do Atendimento Educacional Especializado - AEE, um atendimento que é oferecido como complemento ou suplemento à escolarização regular, de forma a possibilitar aos alunos com necessidades educacionais especiais o melhor desenvolvimento possível nas classes regulares. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de campo, através de entrevistas com gestores, professores e pais. A metodologia foi elaborada a partir de um estudo de caso, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista em uma escola municipal de ensino do Junco do Seridó - PB. A análise se apoiou em autores que têm se dedicado ao estudo da Educação Inclusiva no Brasil, além dos documentos do MEC a respeito da inclusão escolar, especialmente a respeito do AEE e das Salas de Recursos Multifuncionais. Conclui-se que essas salas, com os equipamentos e materiais pedagógicos previstos e professores bem qualificados, representam um grande avanço na política de inclusão escolar, pois elas oferecem apoio especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais e apoio aos professores das salas regulares. Com isso, possibilitam a esses alunos condições para o efetivo progresso de sua aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Sala de recursos multifuncionais pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado - AEE pt_BR
dc.title Desafios e perspectivas da sala de recursos para crianças com necessidades educacionais especiais no município de Junco do Seridó - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta