Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de analisar como se constitui e se organiza a Sala de Recursos
Multifuncionais na instituição escolar no município de Junco do Seridó - PB, e discutir sua
importância para o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência/necessidades
educacionais especiais. As Salas de Recursos Multifuncionais representam um dos principais
serviços para a oferta do Atendimento Educacional Especializado - AEE, um atendimento que
é oferecido como complemento ou suplemento à escolarização regular, de forma a possibilitar
aos alunos com necessidades educacionais especiais o melhor desenvolvimento possível nas
classes regulares. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de campo, através de entrevistas com
gestores, professores e pais. A metodologia foi elaborada a partir de um estudo de caso,
utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista em uma
escola municipal de ensino do Junco do Seridó - PB. A análise se apoiou em autores que têm
se dedicado ao estudo da Educação Inclusiva no Brasil, além dos documentos do MEC a
respeito da inclusão escolar, especialmente a respeito do AEE e das Salas de Recursos
Multifuncionais. Conclui-se que essas salas, com os equipamentos e materiais pedagógicos
previstos e professores bem qualificados, representam um grande avanço na política de
inclusão escolar, pois elas oferecem apoio especializado aos alunos com necessidades
educacionais especiais e apoio aos professores das salas regulares. Com isso, possibilitam a
esses alunos condições para o efetivo progresso de sua aprendizagem.
Descrição:
SANTOS, W. F. dos. Desafios e perspectivas da sala de recursos para crianças com necessidades educacionais especiais no município de Junco do Seridó - PB. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.