Resumo:
Este trabalho pretende refletir sobre algumas razões que transformam as aulas de Literatura
nas escolas brasileiras, em matéria enfadonha, para, em seguida, propor soluções que dialogam
com os debates mais recentes no meio acadêmico, sobre o tema. Pesquisa de cunho investigativo,
bibliográfico, de caráter qualitativo, propõe a análise do poder contido na palavra
literária, a visão subjetiva que promove debates, incita revoluções e gera polêmicas. Para a
realização do referente estudo, foram consultados Costa (2003), Bakhtin (1997), Foucault
(2009), Todorov (2012), Chartier (2009), Cosson (2006) e outros teóricos da área. Na tentativa
de auxiliar nas reflexões desenvolvidas, foi feita entrevista com o escritor e professor pernambucano
Fernando Farias. Procurou-se reavaliar as práticas sociais adotadas nas escolas
brasileiras e formular estratégias que possam desenvolver leitores proficientes, que intervenham
e promovam modificações no processo cultural.
Descrição:
SILVA, F. R. B. Leitura e escrita: uma saída para o ensino de literatura. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.