Resumo:
Ao assinar a Declaração Mundial de Educação para Todos e a Declaração de Salamanca,
resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e
Qualidade, o Brasil optou pela construção de um sistema educacional de inclusão. Contudo,
apesar de existirem condições legais suficientes para que a inclusão escolar das pessoas com
deficiência ocorra, esse processo tem esbarrado em uma série de entraves. Diante do atual
contexto da inclusão e, considerando, sobretudo, as ansiedades e preocupações manifestadas
pelos pais ou responsáveis das crianças com deficiência, esta pesquisa teve como objetivo
central investigar o processo de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral na ótica de
pais ou responsáveis. O estudo foi realizado com pais ou responsáveis de crianças com
diagnóstico de paralisia cerebral atendidos pelo serviço de Fisioterapia do Centro
Especializado em Reabilitação da cidade de Campina Grande – PB, no período de 8 a 12 de
setembro de 2016. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, onde o pesquisador seguiu
um roteiro prévio de perguntas, com base nos objetivos estabelecidos pelo estudo. Os temas
abordados foram as reações e sentimentos dos pais ou responsáveis frente ao recebimento do
diagnóstico, conhecimento sobre o diagnóstico da paralisia cerebral anterior ao nascimento da
criança, primeiras buscas de apoio profissional e as dificuldades enfrentadas, as dificuldades e
desafios para inserir a criança tanto na sociedade quanto na escola, soluções apresentadas
pelos pais ou responsáveis para promover a inclusão da criança com paralisia cerebral e a
descrição da criança com paralisia cerebral na visão dos participantes. Tem sido uma prática
muito comum discussões e decisões sobre os direitos das pessoas com deficiência. Em
decorrência dessa prática, decretos, leis e outros instrumentos formais têm surgido com certa
constância e abundância em todo o Brasil. Entretanto, os resultados obtidos demonstram que
os pais ou responsáveis de crianças com paralisia cerebral encontram dificuldades e desafios
apesar de todo esse aporte legal já existente e, grande parte deles acontece na escola. Sabendo
que é de suma importância a inclusão em escola regular da criança com deficiência, uma
discussão em torno do assunto poderá suscitar propósitos e ações voltadas para a otimização
dos ganhos alcançados nos últimos anos, contribuindo com o processo de ensinoaprendizagem
da pessoa com paralisia cerebral.
Descrição:
BARBOSA, P. B. Inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral: desafios e possibilidades na ótica de pais ou responsáveis. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.