UEPB - Repositório Digital

O processo de escrita e reescrita do gênero textual Regras de Jogo: implementação de uma sequência didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Calafange, Raiane Maria Macedo
dc.date.accessioned 2018-04-17T12:29:28Z
dc.date.available 2018-04-17T12:29:28Z
dc.date.issued 2016-10-20
dc.identifier.other CDD 418
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16231
dc.description CALAFANGE, R. M. M. O processo de escrita e reescrita do gênero textual Regras de Jogo: implementação de uma sequência didática. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Embora a discussão em torno da escrita e reescrita seja uma constante entre pesquisadores, formadores e professores, nas salas de aula de língua materna ainda é pouco expressivo o número de trabalhos que contemplam a escrita como processo, articulando leitura, escrita e análise linguística. Em virtude dessa realidade, este trabalho apresenta a descrição de uma sequência didática para o estudo do gênero textual Regras de Jogo, com foco nos processos de escrita e reescrita dos alunos da última série do Ensino Fundamental da Rede Municipal de uma escola na cidade de Queimadas-PB. Desse modo, o objetivo desse trabalho é analisar os processos de escrita e reescrita do gênero Regras de Jogo de uma turma de 9° ano, a partir de uma sequência didática previamente elaborada. Para a realização da pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, e, mais particularmente, a pesquisa-ação. Fundamentados em Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), inicialmente descrevemos as etapas constitutivas da sequência didática e, em seguida, procedemos mais especificamente à análise dos dados de escrita e reescrita do gênero, embasados em Ruiz (2001), Geraldi (2006) e Koch e Elias (2009). Os resultados apontam para o atendimento da proposta de produção textual regras de jogo e, mais particularmente, para os progressos registrados nas diversas versões da produção. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Laura Dourado Loula Régis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Regras de Jogo pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.title O processo de escrita e reescrita do gênero textual Regras de Jogo: implementação de uma sequência didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta